terça-feira, 12 de julho de 2011

Odús, Destino e o ser Humano


Com certeza uma grande pergunta:

Destino, de onde vem esta palavra?

Em uma pesquisa eu encontrei algumas respostas, e encontrei mais perguntas, mas após alguns longos dias encontrei um significado... Hoje em dia é raro encontrarmos uma religião que possamos dizer "pura" sempre uma sofre influencia direta ou indireta de outra. Mas sempre temos de encontrar um equilibrio e ou um raciocinio lógico para nossas perguntas e auto responder a nossas questões.

O Candomblé trabalha em uma linha totalmente diferente da Umbanda nesta questão assim como o Espiritismo e as demais religiões, mas em um ponto todas se cruzam, eis aqui o ponto.

"O Destino"

Olorun, o Onipotente, Deus no dialeto africano, criou os quatros elementos: a terra, a água, o fogo e o ar. Destes foram gerados os elementais, que geraram todas as coisas vivas sobre o planeta. Foram atribuídos a cada um destes elementos quatro Odus, ou seja, quatro signos interligados dos destinos:

Terra
Odus:
Irosun, Egi Laxeborá, Iká Ori e Obará.
Representam o caminho da tranqüilidade e da riqueza.

Água
Odus:
Egi Okô, Ossá, Egi Ologbon e Oxé.
Representam o caminho da dúvida ao triunfo.

Ar
Odus:
Onilé, Ofun, Obé Ogundá e Aláfia.
Representam o caminho da indecisão até a paz.

Fogo
Odus:
Okaran, Odi, Owanrin e Eta Ogundá.
Representam o caminho da insubordinação até a guerra.



A palavra odù vem da língua yorubá e significa “destino”. Portanto, odù é o destino de cada pessoa.
O destino é, na verdade, a regra determinada a cada pessoa por Olodumaré para se cumprir no àiyé, o que muitos chamam de missão. Esta “missão” nada mais é do que o odù que já vem impresso no ìpònrí de cada um, constituído numa sucessão de fatos, enquanto durar a vida do emi-okán ou espírito encarnado na terra.
Enquanto a criança ainda não nascer, ou seja, enquanto ela permanecer na barriga de sua mãe, o odù ou destino desta criança ficará momentaneamente alojado na placenta e só se revelará no dia do nascimento da criança.

Cada odù ou destino está ligado a um ou mais orixá. Este orixá que rege o odù de uma pessoa influenciará muito durante toda a vida dela. Mas, nem por isso ele será obrigatoriamente o orixá-ori, ou "o pai de cabeça" daquela pessoa, ou seja, o orixá-ori independe do odù da pessoa. Vejamos um exemplo: um omon-orixá de Yansã que tenha no seu destino a regência do odù ofun (que é ligado à Oxalá), essa pessoa terá todas as características dos filhos de Yansã: independentes, autoritários, audaciosos. Mas, sofrerá as influências diretas do odù ofun, trazendo portanto para este filho de Yansã, lentidão em certos momentos da vida. Situação esta desagradável para os filhos de Yansã, que tem a rapidez como marca registrada.

Os odùs ou destinos são um segmento de tudo que é predestinação que existe no universo, conseqüentemente, de todas as pessoas.
Os odùs, além de serem a individualidade de cada um, também são energias de inteligências superiores que geraram o “Grande Boom”, a explosão acontecida a milhares de anos no espaço que criou tudo.

Dentro de um contexto específico (pessoal ou social) em nosso planeta esses odùs podem seguir um caminho evolutivo ou involutivo, por exemplo: existe um odù denominado de odi . Foi Odi que em disfunção gerou as doenças venéreas e outras doenças resultantes de excessos e deturpações sexuais. Traz em sua trajetória involutiva a perversão sexual e é ainda através desse lado involutivo de odi que acontece a perda da virgindade e a imoralidade.
Porém, como expliquei, existe o lado evolutivo e o próprio odù odi citado aqui em nosso exemplo possui características boas e marcantes como: caráter forte e firme e tendência a liderança.
Na verdade, são os odùs que governariam tudo que está ligado a vida em todos os sentidos.

Odus são presságios, destinos, predestinação. Os odus são inteligências siderais que participaram da criação do universo; cada pessoa traz um odu de origem e cada orixá é governado por um ou mais odus.

Cada odu possui um nome e características próprias e divide-se em "caminhos" denominados "ese" onde está atado a um sem-número de mitos conhecidos como Itàn Ifá. Os odus são os principais responsáveis pelos destinos dos homens e do mundo que os cerca. Os Orixás não mudam o destino da vida e sim executam suas funções dentro da natureza liberando energia para que todos possam dela se alimentar, o odu é o caminho, a existência do destino o qual o Orixá e todos os seres estão inseridos. Cada pessoa pode ir de encontro ou seguir um caminho alheio ao destino estabelecido, isso nós dizemos que a mesma está com o odu negativo, ou seja: seu destino sua conduta foge as regras siderais (seguiu um caminho negativo dentro do estabelecido). Nós quando nascemos, somos regidos por um odu de ori (cabeça), que representa nosso "eu" assim como odu de destino, etc.

Este assunto nos deixa bem próximos em vibração ao Candomblé.

A Umbanda trabalha com a linha do acaso, e é muito complicado procurar por um adivinhação pois é muito estreito o espaço para tal fato e é nescessaria determinada responsabilidade ao se trabalhar com o assunto, mas os Odús existem sim, o que temos de fazer é procurar por responsabilidade e acima de tudo termos muita Fé no Pai "Grande" abaixo um testo muito bom o qual trabalha em uma linha de raciocinio bem interessante a qual particularmente eu gostei muito.

Existe uma linha tênue entre o destino e a coincidência. Existem caminhos pré-determinados (Odús), onde temos que passar por estações e estar em determinados lugares, num determinado tempo, para fazermos uma escolha, a qual marcara o resto de nossas vidas. Muitos de nós nasce com missão de cumprir um unico ato em toda nossa vida ou de modificar apenas alguma coisa em nossa natureza para aperfeiçoamento de nossa alma.

Assim muitas pessoas se casam e se separam porque nascerma para viver apenas uma fase ou porque não souberam cumprir seu carma e por falta de afinidade e equilibrio nas escolhas são obrigados a se separarem. Tem ainda aquelas pessoas que se separam por influencias externas, porque elas não tem firmeza espiritual e deixa o amor dar lugar a outros interesses como ambição, luxuria e adulterio. Por isso temos que tentar entender nossa espiritualidade e quais as indicações de nossos caminhos, pre-destinados pelos Ancestrais da Hierarquia comandada pelo Criador.

E assim não existe advinhação, mas quando os pontos cosmicos se cruzam ou se harmonizam e é nesse momento que o poder dos oraculos conseguem penetrar as barreiras do tempo e por muitas vezes trazem luz a nossos questionamentos. Os oraculos trabalham com o acaso. Este acaso atua como um portal que as vezes se abre em milesimos, outras vezes dura um tempo muito grande. Ao jogar o Ifá, o Tarô, ou ler um mapa de Astrologia, é muito importante a "sensibilidade", sensitividade e intuição do medium e estudioso dos oraculos. Isso porque só o estudo dos simbolos não é capaz de captar a mensagem que muitas vezes é passada em formas de energia. Essa energia codificada é decodificada, pelo estudioso preparada, usando sim os simbolos, mas, achando o complemento, com sua sensibilidade.

E o Carma?

Nós sabemos o que seja carma (ou karma)? Por que, parece, que carma virou explicação para todo problema, toda situação triste ou infeliz na vida das pessoas. Mas quem é esse tal de carma? De onde ele vem?
Inicialmente, é importante entender, que não devemos nos prender demais ao conceito de carma (karma, em sanscrito).

Quando se usa o termo carma, há uma conotação de fatalidade, enquanto que enfatiza a possibilidade de minimizar ou até eliminar as ocorrências de sofrimento, mediante uma ação positiva no bem.

carma, meus irmãos, ao invés de ser um castigo como muitos pensam, é sinônimo de reequilíbrio é a manifestação dos Odús alinhando nossa vida é a realocação dos eixos.

E a vida material é a maravilhosa e insubstituível escola que possibilita que aprendamos e tomemos consciência das nossas atitudes erradas nesta e em vidas pretéritas.

Nós construímos nosso carma, no exercício do nosso Livre Arbítrio, na escolha de nossas opções. E optar, não é o que sempre estamos fazendo? Ajudo ou prejudico? Cuido da minha saúde ou me vicio em drogas? Sou amigo ou inimigo? Prego a paz ou fico criando intrigas? Elogio ou critico? Trabalho ou fico ocioso? Construo ou quebro? São as nossas escolhas! Nossas decisões!

Nós, meus queridos irmãos, somos os únicos responsáveis pela escolha do nosso caminho terreno mesmo que influenciados de certa forma nós sempre temos de nos lembrar que o problema, é que, após a escolha, temos que trilhar pelo caminho escolhido!

Problemas de nascencia?
A expiação, muitas vezes, por conta de uma visão distorcida, soa como castigo divino. Mas, nós, sabemos e devemos demonstrar pelo exemplo, que as deformidades físicas não estão punindo, mas eliminando as deformidades perispirituais, que causamos anteriormente.

Podemos atenuar, ou mesmo eliminar, as situações cármicas? Sim, por atos de amor.

Considerando que a Lei de Causa e Efeito, é uma Lei Divina, e que as Leis Divinas foram escritas por Deus, conclui-se que: “Na natureza não há prêmios ou castigos. Há conseqüências”!

“Aquele que muito amou foi perdoado, não aquele que muito sofreu.” O amor é que cobriu, isto é, resgatou a multidão de pecados, não a punição ou o castigo.

Transformar ações, amando, é alterar nosso Destino para melhor, atraindo pessoas e situações harmoniosas para junto da gente. É, em última instância, a nossa indispensável e indelegável reforma íntima!

Nós decidimos, nós plantamos e nós colhemos!

Se queremos mais alegria no mundo, sejamos mais alegres.

Nossa vida não é só uma sucessão de coincidências, de acasos, nossa vida é a simples conseqüência de nós mesmos!!!




Textos e influencias
CARLINHOS LIMA - ASTROLOGO E PESQUISADOR
Revista DESTINO, Autora: Lígia Amaral Lima

Sites:
http://www.orixas.com.br
Ilê Asé Sango Obá Aira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails