quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Deus e Jesus na Umbanda


De acordo com os ensinamentos de Jesus, o Homem pode se tornar um filho de Deus, como o Cristo ou o Logros ( o Verbo) Gnostico. O Filho de Deus é o Grau máximo da União Divina que é a verdadeira natureza da condição humana. Por isso está escrito que Tomé ( o gêmeo ) perguntou a Jesus como conhecer o caminho para também ser uno com Deus, ele respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ( verbo indicando que ele já está ao lado do pai ) ao Pai a não ser por mim. Isso quer dizer que o comportamento justo, digno, humanitário e social é o caminho da união com Deus. Esse mesmo caminho que tantas filosofias religiosas sérias pregam. Como a Umbanda, o Budismo, Hinduismo, etc... . Não é a religião que leva ao Pai e sim o comportamento, a postura humana que eleva o ser humano.

Na Umbanda, a figura do cristo místico, uno com o pai, com toda sua bagagem filosófica crista, pode entrar facilmente através do sincretismo com o Orixá Oxalá, O mais velho dos Orixás criados por Olorum ( Deus, Senhor do Céu ) . Orixá de muita importância tanto nos cultos candomblecistas quanto nos cultos Umbandistas. De acordo com a mitologia africana, Oxalá foi designado por Deus para criar o mundo e o ser humano através do Barro. Oxalá é a própria biosfera, que supre nossas células com o oxigênio. Oxalá é o Orixá do ar e está presente em toda parte, também de acordo com a mitologia Yoruba. A condição humana que Oxalá está ligado é a sabedoria, a paciência, a paternidade. O nome Oxalá, significa literalmente Senhor do Branco. Esses atributos e importância facilitaram o sincretismo com Jesus, o homem que atingiu o estado de Buda ( o iluminado ) Judaico - o Cristo, uno com o Pai ( Olorum ). No entanto esta é a minha visão. Não é uma fórmula de bolo e como cada cabeça é um universo e entende a realidade de um jeito, não será difícil encontrar Umbandistas que acreditem ser Jesus e Oxalá a mesma pessoa.

A importância do casamento Cristo + Oxalá para a umbanda é que enriqueceu a umbanda com toda a filosofia cristã e africana, de respeito a natureza e ao semelhante, bem como a ajuda ao próximo. Atributos essenciais para o bem viver social. O que permite também a imensa variedade da umbanda sem a perda da essência: Caridade, equilíbrio, fraternidade e paz da religião.

Na Umbanda, religião espiritualista por natureza, Jesus é o Mestre espiritual, nosso modelo de espírito consciente de suas responsabilidades e deveres para com o bem comum. É o símbolo vivo, dinâmico da espiritualidade e sua presença na Umbanda é vital para conhecermos o caminho, a verdade e a vida, e através de sua filosofia deixada e encontrada facilmente em evangelhos canônicos e não canônicos ( apócrifos ). A Umbanda não é Catolicismo, mas pode-se considerar Cristã, do ponto de vista geral, já que a figura DE Cristo bate com nossos ideais espirituais de trabalho.

Jesus é o mestre urbanista que está sempre no alto do gongá, perto de Oxalá ( o Ar ) e de Olorum ( o Céu ), olhando nossos trabalhos, nos ajudando e se deixando ver, para que saibamos que não estamos sozinhos e desassistidos de ajuda divina.

A Umbanda, em sua essência permite o trabalho de entidades espirituais, que queiram vir com suas personalidades e métodos de trabalho, do jeito que sabem e gostam para trabalhar a favor da Lei Divina, regente do mundo. Não existe preconceito espiritual na umbanda.

Para nós Umbandistas, Deus não é estático, não é morto. É vivo e dinâmico e possui manifestações através da natureza, através de seus orixás, regentes do mundo.

Deus não está encarcerado em nenhum livro sagrado ou igreja, nem escolhe povos ou privilegiados sacerdotes para executar suas ordens e palavras. Deus está vivo e comunicante conosco a cada gira de umbanda, em cada orixá a que somos ligados. Deus está bem próximo de nos, basta sabermos acessar e como Jesus disse: Buscai e achareis.

Deus na Umbanda é Olorum ( Senhor do Céu ), também sendo chamado Zambi, o Deus Criador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails